Reino Unido nomeia nova Embaixadora no Brasil

A partir de novembro, a Embaixada do Reino Unido será liderada por Stephanie Al-Qaq, que sucede a Peter Wilson como Embaixadora designada por Sua Majestade, o Rei Charles III, no Brasil. Wilson voltou a Londres em fevereiro para servir como chefe de gabinete do Primeiro-Ministro e agora retorna ao Ministério Britânico de Relações Exteriores, de Desenvolvimento e da Commonwealth. Stephanie Al-Qaq será a primeira mulher a chefiar a missão do Reino Unido no Brasil.

A relação de Stephanie Al-Qaq com o Brasil não começa agora - e vai além do âmbito profissional. Dois de seus três filhos nasceram no país enquanto ela ocupava o cargo de Conselheira Política na Embaixada Britânica em Brasília, entre 2007 e 2012. "Estou muito animada para embarcar de volta ao Brasil. Eu tenho muito carinho por este país e quero ampliar a parceria bilateral que tanto beneficia os nossos povos", afirmou.

Neste momento de transição política, uma das missões de Stephanie Al-Qaq será aprofundar e fortalecer a ligação entre Reino Unido e Brasil em áreas cruciais, como crescimento econômico, desenvolvimento verde e cooperação em ciência e tecnologia. Ela também pretende estimular a cooperação internacional para enfrentar desafios globais, como a desigualdade social e a insegurança alimentar.

SOBRE STEPHANIE AL-QAQ

Stephanie Al-Qaq ingressou no Governo de Sua Majestade em 2002. Antes, atuou como Diretora do Departamento do Oriente Médio e Norte da África. No início deste ano, se tornou Enviada do Reino Unido para o Irã. Em 2015, foi nomeada Vice-Chefe da missão diplomática britânica nos Emirados Árabes Unidos. Antes disso, foi Ministra-Conselheira no México e Conselheira Política no Brasil. Stephanie também atuou como Secretária Adjunta do Ministro para o Oriente Médio, Contra-Terrorismo e Assuntos Consulares. Além disso, já liderou os setores responsáveis pelo Iraque e pela área de Combate a Narcóticos dentro do Ministério das Relações Exteriores do Reino Unido.

Antes de ingressar na diplomacia britânica, Stephanie Al-Qaq trabalhou na Reuters, na Anistia Internacional, na Human Rights Watch e na Câmara dos Comuns, tendo atuado em vários países do Oriente Médio, África, Europa e Américas.

Stephanie é graduada em Política Internacional e Francês pela Universidade de Birmingham e mestre em Relações Internacionais pela Escola de Estudos Orientais e Africanos da Universidade de Londres. É casada com o cientista político Kareem Richard Al-Qaq e tem três filhos.

Sua conta no Twitter é

/Public Release. This material from the originating organization/author(s) might be of the point-in-time nature, and edited for clarity, style and length. Mirage.News does not take institutional positions or sides, and all views, positions, and conclusions expressed herein are solely those of the author(s).View in full here.